Reclame os seus direitos de consumidor

Ainda que haja canais diversos disponíveis no Brasil para reclamações de compras, pesquisas apontam que o brasileiro não costuma exigir seus direitos como deveria, especialmente quando se trata de defeitos de baixo valor agregado.

No entanto, apesar dessas ocorrências, na maior parte das vezes, gerarem prejuízos quase que insignificantes para o consumidor, o que está em jogo, na verdade, é também a qualidade dos produtos que circulam no mercado e a falta de conhecimento das empresas sobre os problemas ocorridos.

E para entender melhor qual a importância de reclamar e exigir seus direitos como consumidor, mesmo em defeitos pequenos, nós trouxemos algumas dicas e informações úteis sobre o assunto.

Vamos conferir? Boa leitura!

Afinal, por que reclamar seus direitos como consumidor?

O Código de Defesa de Consumidor Brasileiro prevê garantias de que todo comprador, independentemente do tipo de produto ou serviço, receba a sua compra com respeito às devidas exigências estabelecidas na negociação, como prazo, integridade, modelo, tamanho, peso etc.

Isso não só garante seus direitos como consumidor, como também ajuda a estabelecer e desenvolver controles de qualidade mais apurado dos produtos no mercado.

Quando reclamar seus direitos de consumidor?

Na prática, o Código de Defesa do Consumidor prevê um prazo de 30 dias para reclamações de defeitos em produtos e bens não duráveis, como alimentos, bebidas, serviços de lavagem de roupas etc.

Para bens e serviços duráveis, como eletrodomésticos, móveis, roupas, entre outros, esse prazo se estende por até 90 dias.

No entanto, apesar de muita gente ter ciência disso, pesquisas apontam que 34% dos brasileiros simplesmente não reclamam seus direitos quando recebem produtos com defeitos e outros 32% alegam reclamar apenas algumas vezes.

Isso se torna ainda mais relevante quando se trata de defeito de baixo valor agregado, como um saco de biscoito aberto, um salgadinho murcho ou uma bebida vazada, por exemplo.

Logo, muitas vezes, esses problemas voltam a repetir e afetar outros consumidores, não pela baixa qualidade dos produtos e embalagens, mas também por falta de ocorrências das reclamações e, consequentemente, da ausência de medidas assertivas por parte das empresas.

Como e onde reclamar seus direitos de consumidor?

Sempre que notar algum defeito – mínimo que seja – em algum produto, o mais recomendado para abrir uma reclamação é diretamente com a empresa fornecedora por meio do SAC.

Caso isso não gere o retorno esperado, há outros canais para reclamar e exigir seus direitos de consumidor, tais como:

  • Reclame Aqui;
  • Procon de sua cidade;
  • Canal do consumidor do governo federal.

Enfim, essas são algumas dicas e conselhos úteis sobre como reclamar seus direitos de consumidor e como isso pode não apenas evitar prejuízos em sua compra, como também é parte de um compromisso coletivo para garantir a melhor qualidade e segurança dos produtos que circulam no mercado.

A TEX realiza testes de hermeticidade em embalagens diversas para empresas e indústrias, tais como em embalagens de alimentos, produtos de limpeza, cosméticos, entre outros, sempre se comprometendo a proporcionar mais qualidade e eficiência aos produtos de seus parceiros.

Sendo assim, se seu creme predileto vazou pela tampa e manchou suas roupas, se aquele Snack preferido chegou murcho ou se qualquer outro produto está fora dos padrões normais de qualidade, reclame com o fabricante, ajude-o a melhorar e indique as soluções TEX.

(Imagem: divulgação)

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