Item adicionado ao orçamento


Qual a importância da acreditação de laboratórios?

Gostou? compartilhe!

Qual a importância da acreditação de laboratórios?

 

 

A acreditação de laboratórios é um processo de extrema importância e está ligado diretamente à gestão de qualidade das empresas que realizam verificações e análises dos mais variados instrumentos em seus segmentos de atuação.


Isso engloba, por exemplo, desde instrumentos na área médica (como os esfigmomanômetros, equipamento usado para medir a pressão), até pontos de calibração de pneus em auto centers ou em postos de gasolina.


E para entender melhor a importância desse processo, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.


Vamos conferir?

O que é acreditação de laboratório?

A acreditação de laboratórios e outros organismos de avaliação de conformidade é feita por meio da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre).


Na prática, trata-se de um processo de análise e avaliação da conformidade de instrumentos, do qual cabe ao laboratório comprovar que tais equipamentos e procedimentos atendem devidamente aos requisitos estipulados na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 e demais normas e orientações publicadas pelo Inmetro.


Dessa forma, quando o laboratório é acreditado e cumpre todas essas exigências, ele passa a pertencer à Rede Brasileira de Calibração (RBC) ou à Rede Brasileira de Laboratório de Ensaios (RBLE).


Vale destacar ainda, que a acreditação de laboratórios é realizada para determinadas áreas, tais como:

  • Temperatura e umidade;
  • Força e dureza;
  • Pressão;
  • Vazão;
  • Massa e volume;
  • Entre outros.

Por fim, o processo de acreditação de laboratório também se limita aos CNPJs das empresas certificadas. Logo, se um laboratório é acreditado, mas abra uma nova filial com instalação permanente com outro registro de pessoa jurídica, é necessário realizar o processo de forma separada.

Qual a importância e benefícios da acreditação de laboratórios?

Como bem destacado anteriormente, a acreditação de um laboratório está ligada diretamente à gestão de qualidade da empresa e, portanto, tem como objetivo garantir processos e instrumentos mais qualitativos, seguros e eficientes.


E para exemplificar isso, podemos destacar como vantagens práticas:

  • Mais qualidade, transparência e eficiência na avaliação de instrumentos;
  • Reconhecimento e aceitação internacional de seus produtos;
  • Fortalecimento da marca e aprovação do público;
  • Mais segurança e menos riscos no uso dos produtos;
  • Mais garantias e resultados mais satisfatórios;
  • Melhora a qualidade e aumenta a confiabilidade do mercado.

Em resumo, esses são alguns pontos essenciais sobre a acreditação de laboratório e a importância desse processo na avaliação das conformidades dos instrumentos desenvolvidos pelas empresas, de acordo com normas e orientações de órgãos e institutos de qualidade.


Imagem de Nome da empresa


A TEX possui laboratório acreditado nas grandezas de pressão e vazão, sendo pioneira em calibrar micro vazão acreditada em campo, ou seja, diretamente nas instalações de seus clientes e o laboratório da empresa permite que todos os equipamentos já saiam calibrados de fábrica.


Além disso, a TEX calibra anualmente todos os seus instrumentos produzidos em solo nacional, assim como outros importados, que por sua vez não oferecem infraestrutura para calibração acreditada no país.


Quer saber mais sobre o tema e contar com instrumentos de alta tecnologia e devidamente avaliados conforme estipulam as normas de qualidade? Então, converse com um de nossos especialistas e conheça um pouco mais sobre as soluções desenvolvidas pela TEX.


Confira o escopo acreditado do Laboratório TEX clicando aqui.


(Imagem: divulgação)



Gostou? compartilhe!