Montadoras asiáticas apostam no mercado nacional e latino

De alguns anos para cá, o mercado automotivo brasileiro e latino tem vivenciado uma expansão gradativa das montadoras asiáticas, que passaram a enxergar diversas oportunidades de negócio e, consequentemente, a investir em fábricas e em linhas de montagem em território nacional.

Porém, é muito importante ressaltar que essa expansão não se dá unicamente pelo crescimento do mercado de consumo, mas também da evolução tecnológica e da infraestrutura nacional, em especial, no que se refere ao fornecimento de componentes essenciais – alguns 100% nacionais – para essa indústria.

E para conhecer um pouco mais sobre esse cenário, nós preparamos este post com algumas informações úteis e dicas interessantes. Vamos conferir?

 

Um resumo sobre a história da Honda no Brasil

A Honda é ainda a montadora asiática com maior participação de mercado no Brasil e sua história reflete todo o trabalho e investimento dispensado por seus criadores ainda na década de 70.

Foi em 1971, que a marca iniciaria suas atividades em território brasileiro, importando seus primeiros modelos de motocicletas produzidas no Japão.

Bastaram 5 anos apenas para saber que o sucesso era certo e, assim, nascia a primeira fábrica da Honda em solo nacional em Manaus. Foi lá que nasceu a CG 125 cilindradas, que passaria a fazer parte da história do país e a revolucionar a mobilidade da população.

Em 92, a marca inicia também a importação de veículos 4 rodas, que a partir dos anos 2000 já passariam também a ser desenvolvidos e montados por aqui.

Hoje, a Honda domina a maior parcela do market share de motocicletas do país e é uma das montadoras asiáticas mais presentes em todo o continente.

 

Montadoras asiáticas também investem mais no Basil e na América Latina

Mesmo com diversas crises atingindo a economia nacional nos últimos anos, os números apontam que as montadoras asiáticas continuaram investindo e, inclusive, crescendo e aumentando as vendas no Brasil e na América Latina.

Para se ter uma ideia, a partir de 2015, dados da indústria já apontavam que marcas como Toyota e Nissan já apresentavam um forte crescimento e participação no mercado automotivo nacional, desbancando a produção de grandes marcas como VW, GM e FIAT na época.

expansão e investimento da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz é outra prova concreta de como as montadoras asiáticas passaram a enxergar as oportunidades de negócios no país e no continente.

Mas isso não se deu somente pelo aquecimento do mercado interno e de benefícios fiscais do governo. É fundamental destacar também a evolução tecnológica e da infraestrutura de fornecimento de componentes eletrônicos, que até então necessitavam de importação.

 

Fornecedores locais são peça-chave nesse cenário

Como bem destacado, a presença de fornecedores locais, em especial, no que se refere ao fornecimento de componentes eletrônicos essenciais, é um fator crucial para o investimento e expansão da indústria automotiva asiática no país.

Hoje, por exemplo, a TEX oferece soluções diversas em equipamentos e componentes essenciais, já fabricado 100% em território nacional, o que agrega redução de custos e disponibilidade imediata para diversas frente produtivas.

Vale destacar também a parceria estratégica da marca com a COSMO no fornecimento de leak testers em todo o território nacional.

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(Imagem: divulgação)

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