Importância do teste de Hermeticidade para Segurança dos Alimentos e para o Plano APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) na indústria alimentícia

Entre os inúmeros cuidados e procedimentos adotados em um Sistema de Segurança dos Alimentos apresentados no Plano APPCC para indústria alimentícia, o teste de hermeticidade, sem dúvidas, é um dos mais importantes e necessários neste setor.

Afinal, além de garantir mais segurança e minimizar riscos inerentes às embalagens, o teste de hermeticidade agrega também um compromisso com a qualidade sensorial final de seu produto e, consequentemente, com a experiência que seu consumidor espera.

Mas para entender melhor o que é e como funciona um teste de hermeticidade – realmente eficiente – dentro de um Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos e do Plano APPCC na indústria alimentícia, nós preparamos com o apoio do Sr. Marcos Custódio, parceiro da Tex Equipamentos e especialista em segurança de alimentos, um mini guia com dicas e informações úteis sobre o tema.

Sendo assim, vamos direto aos pontos! Boa leitura!

Afinal, o que é o teste de hermeticidade?

O objetivo de um teste de hermeticidade na indústria alimentícia é de garantir a total vedação de embalagens, que transportam ou armazenam seus produtos acabados, tais como produtos a granel (café, granola, frios etc.) ou produtos convencionais (geleias, achocolatados, Iogurtes etc.).

Tal prática visa manter a integridade sensorial e de segurança desses alimentos, conforme suas necessidades específicas, assim como promover o bem-estar e a produtividade adequada dos colaboradores e maquinários que os manipulam, assim como seus futuros consumidores.

Que vantagens o teste de hermeticidade agrega à Segurança dos Alimentos e ao Plano APPCC na indústria alimentícia?

Tratando-se do setor de alimentos, o teste de hermeticidade é uma análise importante para a gestão e controle de perigos, pois visa cumprir diversos procedimentos de segurança por meio da sinalização de possíveis vazamentos, mas acima de tudo, assumir também um compromisso de qualidade sensorial e de segurança dos alimentos nos produtos produzidos e envasados.

Para mensurar detalhadamente as vantagens práticas que um teste de hermeticidade das embalagens pode agregar aos seus produtos e a sua indústria, listamos alguns fatores indiscutíveis. Confira!

Segurança e qualidade

Sem dúvidas, as primeiras vantagens agregadas ao teste de hermeticidade na indústria alimentícia é avaliar se a embalagem analisada mantém a integridade e qualidade dos produtos, visto que o intuito principal destes ensaios é justamente garantir a devida vedação dos envases e, assim, evitar quaisquer riscos de vazamentos, aberturas, rasgos, explosões etc. Afinal, refrigerante sem gás ou batata murcha não dá, né?

O teste de hermeticidade tem impactos diretos em toda a cadeia de distribuição, desde o envase, passando pela armazenagem, transporte e vendas, até chegar à mesa do consumidor final. Ou seja, garantir a hermeticidade das embalagens é assumir um compromisso com um padrão de qualidade e segurança dos alimentos estabelecido pela empresa produtora que deseja manter suas qualificações para todos aqueles que, em algum momento, manipularão e consumirão o seu produto.

Certificação internacional

Além das questões citadas, o teste de hermeticidade na indústria alimentícia se encarrega de melhorar a performance e eficácia dos produtos e processos das empresas, e assim auxiliar certificações em segurança dos alimentos. Entre elas, a FSSC 22000 (Food Safety System Certification), uma das principais certificações internacionais.

Na prática, agregar isto à sua indústria de alimentos permite:

  • Tornar os controles para segurança de produtos finais mais eficazes;
  • Facilitar o monitoramento correto de sua cadeia;
  • Otimizar processos internos de envase;
  • Melhorar eficácia de sua gestão de segurança de alimentos;
  • Facilitar auditorias internas;
  • Agregar mais valor à sua imagem perante o compromisso com a segurança dos alimentos.

Cumprimento de normas internacionais

Outro ponto importante a ser levado em consideração em um teste de hermeticidade e que, consequentemente, poderá agregar inúmeras vantagens práticas à sua indústria e ao seu produto, é sobre o cumprimento de normas internacionais, como a ASTM e a FDA (CFR21 part 11 b).

Vale destacar aqui, que em território nacional, há uma única empresa que atende a estes requisitos: a TEX Equipamentos. Todas as demais são soluções importadas.

Entre as normas atendidas, destacam-se as seguintes:

  • ASTM D3078 – Determination of leaks in flexible packaging by bubble emission.
  • ASTM F2338 – 09(2013)
  • Standard Test Method for Nondestructive Detection of Leaks in Packages by Vacuum Decay Method
  • FDA 21 CFR PART 11 Sub part B: Electronic Records (Registros eletrônicos)

Além disso, é fundamental levar em consideração se a solução escolhida para o teste de hermeticidade de embalagens atende às inovações da indústria 4.0, como:

  • Regulagem eletrônica de pressão negativa;
  • Certificação de calibração acreditada (que é a reconhecida pelo INMETRO e outros órgãos internacionais);
  • Seleção de produto por Scanner (o que garante mais controle e total rastreabilidade);
  • Controle de acesso por RFID (para controle e monitoramento por operador);
  • Comunicação por Ethernet para envio de dados online em sistemas MES e outros ERPs.

Redução de custos

O teste de hermeticidade também agrega outros valores como redução de custos e desperdícios por conta de problemas no envase ou má vedação das embalagens.

Isso minimiza, por exemplo, riscos de recall, devoluções e até perdas completas de produtos.

Por fim, além de todos os fatores citados, este teste agrega valores também à sua imagem e marca no mercado, tendo em vista que, hoje, a propagação rápida de eventos e as reclamações nas redes sociais podem render prejuízos incalculáveis para o nome de uma empresa, caso algum acontecimento negativo ocorra atrelada ao seu produto ou embalagem.

Sendo assim, mais do que a garantia de segurança e qualidade do produto, o teste de hermeticidade também atrela outros fatores imprescindíveis à uma marca, como: compromisso, referência e responsabilidade.

E como implementar o teste de hermeticidade em sua indústria?

Mais do que equipamentos avançados e propícios, o teste de hermeticidade deve ser realizado por parceiros especializados e com a devida experiência na indústria alimentícia e outros setores.

Desde 1997, a TEX atua não apenas no desenvolvimento de equipamentos eletrônicos para testes de hermeticidade de alta performance, mas também oferece soluções diversas e direcionadas a cada necessidade de seus clientes, por meio das mais avançadas tecnologias e de uma equipe formada unicamente por especialistas no assunto.

Por isso, mais do que reduzir riscos e perdas em sua indústria, a TEX assume o compromisso de melhorar seus processos e produtos e, consequentemente, de garantir a melhor satisfação de seus consumidores.

Sendo assim, se busca implementar um teste de hermeticidade realmente eficiente em um sistema de segurança dos alimentos e do seu Plano APPCC, converse agora com um de nossos especialistas e agende uma apresentação de nossa solução.

Imagem (divulgação)

Gostou? Compartilhe!

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

ARTIGOS RECENTES

Conheça os produtos que podem ser testados pela TEX
Testes de hermeticidade ajudam a reduzir desperdícios
Como evitar vazamentos nos seus cosméticos durante a viagem?
Embalagem Blister: quais os riscos de um vazamento?
Como um vazamento na embalagem pode influenciar na qualidade do seu café?