Item adicionado ao orçamento


A importância de uma boa gestão de manutenção de equipamentos nas empresas

Gostou? compartilhe!

A importância de uma boa gestão de manutenção de equipamentos nas empresas

 

Não importa qual seja o setor de atuação de sua empresa, se há instrumentos, ferramentas e maquinários utilizados rotineiramente em seus processos, prezar pela boa gestão de manutenção de equipamentos é sem dúvidas uma estratégia fundamental para garantir o desempenho de suas operações e, consequentemente, alcançar os resultados almejados.

 

E para entender melhor quais os benefícios práticos de sempre estar em dia com as manutenções, realizar inspeções periódicas e fazer avaliações e testes nos equipamentos da empresa, nós destacamos as seguintes vantagens.

 

Confira!

Aumenta a durabilidade dos equipamentos

Prezar pela boa gestão de manutenção de equipamentos em sua empresa é sinônimo também de durabilidade e aumento da vida útil destas ferramentas.

 

E isso pode ser realizado de diferentes formas, especialmente seguindo normas de qualidade, orientações dos manuais dos fabricantes, obedecendo prazos de trocas, realizando testes e avaliações, entre outros procedimentos.

Reduz custos com consertos e trocas

A manutenção preventiva de equipamentos da empresa pode ter ligação direta com a saúde financeira de seu negócio também

 

Afinal, consertos e trocas de equipamentos por falta de um monitoramento previamente planejado podem pesar muito mais do que avaliações e manutenções periódicas.

 

Além disso, esses casos podem acarretar a paralisação do equipamento e das operações de sua empresa até o devido conserto. E, claro, isso se associa à atrasos, prejuízos e a custos.

Afeta o desempenho das operações

Aproveitando o gancho do tópico acima, além de quebras e riscos relacionados à má gestão de manutenção de equipamentos, suas operações podem sofrer com a queda de produtividade e desempenho abaixo do ideal.

Cumprimento de normas e regras

Cada setor de atuação engloba normas e regras específicas, geralmente estipuladas pelos organismos e institutos de segurança e qualidade.

 

Em geral, essas NRs direcionam e orientam quanto aos procedimentos, práticas e meios que cada atividade demanda.

 

Logo, conhecer e seguir tais recomendações é uma obrigação de toda empresa e colaborador, a fim de evitar acidentes, melhorar o desempenho e minimizar os riscos na rotina.

Gera riscos à segurança

Muito além de seguir e cumprir exigências e normas específicas de seu setor de atuação, realizar uma boa gestão de manutenção dos equipamentos da empresa é um compromisso com a segurança e qualidade de suas operações.

 

Sistemas que envolvem pressão, umidade, temperatura, entre outros fenômenos são ainda mais importantes e demanda averiguações e a realização de testes específicos periodicamente, no intuito de prezar tanto pela vida das pessoas, como pela integridade do patrimônio.

 

Em resumo, essas são algumas das principais dicas e os benefícios essenciais que são agregados em uma gestão de manutenção de equipamentos eficiente.

 

A TEX é referência nacional na fabricação e desenvolvimento de inúmeros instrumentos tecnológicos e na realização de testes específicos, tais como estanqueidade e vazão volumétrica, atendendo às necessidades dos mais variados setores da economia.

 

E se a sua empresa preza pela qualidade e segurança de todos e pretende otimizar a sua gestão de manutenção de equipamentos, não hesite em conversar com um de nossos especialistas e agende uma apresentação das soluções da TEX.

 

(Imagem: divulgação)



Gostou? compartilhe!