Av. Gutemberg José Cobucci, 293 - Itupeva-SP 11 98598-2509 (24) 11 4591-2825
Portuguese English Spanish

Teste de estanqueidade com gás hélio

Clique nas imagens para ampliar

O gás hélio apresenta características vantajosas para os procedimentos de testes de estanqueidade, pois não é inflamável, nem tóxico, além de ser isento de umidade; é inerte e não se apresenta na atmosfera em quantidades superiores a 5 ppm devido ao seu tamanho atômico, que passa com extrema facilidade por vazamentos, sendo disponibilizado  em cilindros de diversas capacidades de volume. Por isso, o teste de estanqueidade com gás hélio é a melhor opção de método para encontrar qualquer tipo de vazamento nos equipamentos que se armazenam ou conduzem gases.

REALIZAÇÃO DO TESTE DE ESTANQUEIDADE COM GÁS HÉLIO

Antes da execução do teste de estanqueidade com gás hélio, é necessário mensurar o objetivo do teste, que pode ser análise para confirmar a existência de vazamentos ou não, como também pode ser direcionada para a localização de um vazamento que já foi detectado anteriormente. 

A segunda etapa deve mensurar a taxa de vazamento que pode ser aceitável, pois nenhum material é totalmente vedado. No caso de um material impermeável, uma taxa de fuga inferior a 10 -4 mbar.l/s é perfeitamente aceitável, assim como uma indústria química pode ter a exigência de taxa de fuga inferior a 10 -6 mba.l/s.

No teste de estanqueidade com gás hélio, a análise é feita através do preenchimento interno da peça com pressão que pode ser de 5 a 1.700kPa, observando qual a variação que ocorreu durante pré-determinado tempo ajustado inicialmente.

Para gerenciar o teste de estanqueidade com gás hélio, foi desenvolvido um equipamento que é integrado a painéis como Espectrômetro de Massa ou Sniffers, que realizam testes de rastreio de gases inertes. O aparelho que é acoplado às máquinas e testará a peça realizando testes de rastreio em gases inertes, é o modelo G4-SH.

SISTEMAS ONDE O TESTE DE ESTANQUEIDADE COM GÁS HÉLIO PODE SER APLICADO

Para processos industriais que utilizam sistemas de vácuo ou sistemas de pressão, a medição pode ser feita pelo teste de estanqueidade com gás hélio para testar peças manufaturadas. O teste é executado em conexões, sistemas hidráulicos, torneiras, pressostato e cilindros, assim como também tem aplicação na indústria automotiva em motores, reservatórios, sistema de ar-condicionado, entre outras.

TEX EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO

Fundada em 1997, a TEX Equipamentos Eletrônicos emprega tecnologia de ponta voltada para a medição de microvazamentos na produção de seus produtos, que são desenvolvidos em linha de produção e laboratório altamente equipados.

Com atendimento para todo o Brasil e América Latina, a empresa é especialista em aparelhos para testes a seco de vazamentos em peças manufaturadas, sendo referência em testes de vazamentos, obedecendo a rigorosos padrões internacionais de fabricação e com Laboratório Acreditado CGCRE-INMETRO-ISO 17025.

Para saber mais sobre Teste de estanqueidade com gás hélio

Ligue para 11 4591-2825 ou clique aqui e entre em contato por email.

Gostou? compartilhe!



Principais cidades e regiões do Brasil onde a Tex atende Teste de estanqueidade com gás hélio:


  • Selecione a região do Brasil
  • Santa Luzia
  • São Paulo
  • Curitiba
  • Joinville
  • Porto Alegre
  • Recife
  • Salvador
  • Fortaleza
  • Goiânia
  • Manaus